Você Se Valoriza o Suficiente? Como Parar de se Colocar em Segundo Plano
- daniadamipsicologa
- 10 de mar.
- 2 min de leitura

Quantas vezes você já se pegou minimizando suas conquistas? Ou se esforçando para agradar todo mundo, mas esquecendo de si mesma? Para muitas mulheres, se valorizar não é algo natural – pelo contrário, é um desafio diário.
Desde cedo, somos ensinadas a sermos agradáveis, a cuidarmos dos outros, a nos adaptarmos às expectativas alheias. E, sem perceber, acabamos nos deixando para depois. Mas chega um momento em que é preciso se perguntar: e eu? Quando vou me escolher?
Se valorizar mais não significa ser egoísta ou arrogante. Significa reconhecer o seu próprio valor, respeitar seus limites e se tratar com o carinho que você tanto oferece aos outros.
Como Saber se Você Está se Desvalorizando?
Se você se identifica com alguns desses comportamentos, pode ser um sinal de que está se colocando em segundo plano:
Dificuldade em aceitar elogios, sempre achando que “não foi nada demais”.
Sentimento constante de que precisa provar seu valor.
Colocar as necessidades dos outros sempre antes das suas.
Se sentir culpada quando tira um tempo para si mesma.
Se comparar com outras pessoas e minimizar suas próprias qualidades.
Dizer "sim" para evitar conflitos, mesmo quando isso te desgasta.
Se algo disso ressoou em você, saiba que é possível mudar esse padrão – e que você merece essa mudança.
Como Começar a se Valorizar Mais
1. Reconheça Suas Qualidades e Conquistas
O que você já conquistou até aqui? Quais são seus talentos? Muitas vezes, só enxergamos o que falta, sem perceber tudo o que já construímos. Faça uma lista dos seus pontos fortes e releia sempre que precisar se lembrar do seu valor.
2. Pare de Esperar Validação Externa
Se valorizar não pode depender do reconhecimento dos outros. Claro, é bom ser elogiada e apreciada, mas seu valor não diminui se alguém não notar seu esforço. Aprenda a validar suas próprias conquistas.
3. Defina e Proteja seus Limites
Dizer "não" não significa ser rude ou egoísta – significa se respeitar. Se algo não faz bem para você, se está te sobrecarregando ou ferindo sua energia, você tem o direito de recusar.
4. Fale Com Você Mesma com Mais Gentileza
Se você prestasse atenção na forma como se trata mentalmente, perceberia que muitas vezes é dura consigo mesma? Substitua o autocrítico por uma voz mais amorosa e acolhedora.
5. Cerque-se de Pessoas Que Te Elevam
Preste atenção nas pessoas ao seu redor. Elas te incentivam ou fazem você duvidar do seu próprio valor? Estar perto de quem te respeita e apoia é essencial para fortalecer sua autoestima.
6. Invista Tempo em Você Mesma
Você merece atenção e cuidado – não só dos outros, mas principalmente de você. Separe momentos para fazer coisas que te fazem bem, que alimentam sua alma e te lembram quem você é.
7. Busque Apoio Se Precisar
Se valorizar mais é um processo. Se você sente que precisa de ajuda para enxergar seu próprio valor e fortalecer sua autoestima, a terapia pode ser um espaço transformador para essa jornada.
Você Merece Se Escolher
Se colocar em primeiro lugar não é egoísmo, é amor-próprio. Quando você se valoriza, se respeita e reconhece sua importância, sua relação com o mundo muda – e, principalmente, sua relação consigo mesma se fortalece.
Você é suficiente. Você merece ser valorizada. E essa valorização começa por você.
留言