top of page
Buscar

Como se livrar de pensamentos indesejados?

  • daniadamipsicologa
  • 28 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Quanto mais tu tenta se livrar de alguns pensamentos, mais eles aparecem. Porque lutar contra os pensamentos não é o melhor caminho, não é uma situação, mas como pensa sobre ela.


O que pensamos é verdade, as distorções cognitivas fazem com que tudo o que pensamos seja tomado como verdade. Perceber o pensamento e dialogar com ele, questioná-lo. Desafiar as avaliações que estão na nossa cabeça pode aumentar o fluxo de pensamentos.


Técnica DESFUSÃO


Fusão – entrelaçada, aglutinada

Desfusão – separar


O que tem a ver com pensamento? Quando está fundido com o pensamento, eu tomo aquilo como verdade, que é diferente de olhar para os meus pensamentos, perceber e se distanciar do pensamento. Um óculos pra ver a realidade, quando está fundido, nem percebe que está de óculos. Desfusionar é saber que o que estou vendo, estou vendo pelas lentes do óculos. Isso que devemos fazer com nossos pensamentos


A dor é inevitável mas o sofrimento é opcional. Desfusão não é eliminar a dor, mas sim estar presente no aqui e agora. Pensamentos são como uma zona de guerra, a desfusão vai te ajudar a sair da guerra. Sofrimento diminui porque tu não está mais na batalha.

 

4 formas de praticar a desfusão

  • Repetir uma palavra rapidamente muitas vezes – conceito da teoria ligado a linguagem – tem valor semântico. Por exemplo: falar leite, que lembra cálcio, vaca, nenê, doce de leite, queijo. Quantas coisas estão associadas quando pensamos numa palavra. Repete durante 1 minuto a mesma palavra. O que acontece? Ela perde o significado! Pode-se usar isso para todos os outros aspectos, perde o peso. Imagine um pensamento sobre ti mesma, quando pensa, elas tem aquele significado emocional. Diminue a função emocional. Pense nos teus sentimentos negativos e resume em 1 palavra, ISSO É SÓ UMA PALAVRA

  • Rotular – eu estou pensando que, OU eu estou sentindo que, criar um distanciamento

  • Vocalizações - falar bem devagar. Falar um pensamento, e repetir ele de maneira bem devagar OU fazer uma voz diferente. Transformar em caricatura. Ridicularizar.

  • Ser mais descritivo do que avaliativo – não associar sentimentos aos pensamentos, aprender a se relacionar o que está lá.

 

Deixar os pensamentos passarem, como folhas que passam num rio

 
 
 

Comentários


bottom of page